sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Figurino do filme clássico ...E o vento levou.


Gone with the Wind ...E o Vento Levou é um filme clássico americano de 1939, um romance dramático dirigido por Victor Fleming e com roteiro de Sidney Howard, adaptado do livro homônimo de autoria de Margaret Mitchell. Entre os colaboradores do roteiro estiveram também os escritores F. Scott Fitzgerald e William Faulkner. É o filme com maior faturamento da história, considerando a inflação.
45% do filme, com o restante cabendo a George Cukor, Sam Wood, William Cameron Menzies e Sidney Franklin, todos não-creditados.
O filme foi produzido por David O. Selznick, a trilha sonora é de Max Steiner, a fotografia de Ernest Haller e Ray Rennahan, o desenho de produção de William Cameron Menzies, a direção de arte de Lyle R. Wheeler, os figurinos  de Walter Plunkett e  a montagem de Hal C. Kern.
A produção de Gone with the Wind custou pouco mais de cinco milhões de dólares aos cofres da MGM e, quatro anos depois de seu lançamento, a renda obtida pelo filme nas bilheterias ja superava a marca dos 32 milhões de dólares.




O vestido verde de veludo, provavelmente o mais lembrado e mais significativo do filme. Scarlett O’Hara  por encontrar  numa situação financeira complicada,  cria um belo vestido com as cortinas de sua casa.











“Francamente, querida, eu não dou a mínima.” – Frase do clássico ‘E o Vento Levou’.
Frase dita por Rhett Butler quando Scarlett O´Hara estava em seus braços e usava esse vestido.






O figurinista

Walter Plunkett nasceu em 5 de junho de 1902, em Oakland, no estado da Califórnia, Estados Unidos. Enquanto estudava na Universidade da Califórnia em Berkeley, se envolveu com o grupo de teatro do Campus, o que provocou sua mudança de carreira. Em1923 mudou-se para Nova Iorque, onde trabalhou como ator, cenógrafo e figurinista para o teatro de Vaudeville e para a Broadway. Partiu para Hollywood atrás de trabalho, sendo que seu primeiro trabalho creditado como figurinista foi ‘Hard-Boiled Haggerty’ em 1927.
O figurinista que não recebeu o Oscar de melhor figurino, porqu nesta época a Academia não tinha o Premio de Melhor Figurino!


Um comentário:

  1. Adorei Jackie. Lindos figurinos. Uma viagem no tempo. Obrigada pelas informações.Um beijo.

    ResponderExcluir