domingo, 22 de maio de 2011

Charles Dana Gibson (1867-1944)

Gibson nasceu em Massachusetts, Estados Unidos, e ficou famoso por sua Garota Gibson: a representação irônica da beleza e da independência da garota americana do início do século XX, o símbolo que as mulheres tentavam alcançar. O modelo lançou as bases para o estilo usado de ilustração pin-ups.

Charles Dana Gibson teve seu talento reconhecido desde jovem, e estudou na the Art Students League em Manhattan por dois anos, antes de começar a procurar emprego. Seus trabalhos eram publicados semanalmente em revistas como Tim, Life Scribners, Collier's e Harper’s Bazaar por mais de 30 anos. Ele construiu uma sólida reputação profissional, e chegou a ilustrar diversos livros. Em 1895, casou-se com a elegante Irene Langhorne, que serviu como inspiração para a Garota Gibson.

Aposentou-se em 1936, mesmo ano em foi publicada sua biografia: Retrato de uma era desenhado pelo CD Gibson: uma biografia por Downey Fairfax. Morreu em 1944, e foi enterrado no Cemitério de Mount Auburn, em Cambridge, Massachusetts.






Fonte: Artigo Ilustração de Moda: Primórdios a 1990, de Paula Perez Sanches e Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário